ESET Security Report 2023: o cenário de segurança nas empresas da América Latina

ESET Security Report 2023: o cenário de segurança nas empresas da América Latina

Em um contexto em que 69% das organizações enfrentaram algum incidente de segurança no último ano, o ESET Security Report analisa a situação atual da segurança em empresas na América Latina e no Brasil.
 

A ESET, desenvolvedora de um dos antivírus mais utilizados no mercado (o famoso e antigo NOD32), apresenta o ESET Security Report 2023. Um documento que aborda as principais preocupações das empresas da região em relação à segurança da informação, bem como o número de incidentes de segurança relatados no último ano e o impacto de ameaças específicas. O relatório também inclui quais são as principais medidas de segurança que podem ser adotadas por profissionais que trabalham em ambientes corporativos.

Dados sobre a segurança corporativa na América Latina

Alguns dados interessantes que emergem do ESET Security Report mostram que 69% das organizações na América Latina sofreram algum incidente de segurança durante o último ano. Neste contexto, 66% das empresas indicaram que o roubo ou vazamento de informações é a sua maior preocupação em termos de cibersegurança, enquanto 65% consideram que o orçamento alocado para a área de cibersegurança não é suficiente.

A adoção de soluções de segurança para dispositivos mobile aumentou, passando de 10% em 2021 para 21% em 2022. No entanto, considerando o aumento das vulnerabilidades no sistema Android e o papel dos dispositivos mobile nos negócios, a taxa de adoção ainda é baixa. Ao longo de 2022, observamos como os cibercriminosos continuaram propagando malware por meio de aplicativos disponíveis na Google Play, bem como campanhas mais sofisticadas, tanto para Android quanto iOS, com o objetivo de roubar criptomoedas ou realizar espionagem.

O ESET Security Report 2023 fornece uma visão geral do estado da segurança cibernética corporativa na América Latina. As organizações foram desafiadas a fazer a transição do home office para o trabalho híbrido após a pandemia, mas, como mostra o relatório, muitas empresas ainda não estão preparadas para adotar esse modelo de forma segura. Se juntarmos a isto a evolução tecnológica que vem com os avanços da Inteligência Artificial para automatizar tarefas e processos, é evidente que temos grandes desafios pela frente.

Fonte: WeLiveSecurity Francisco Camurça – 20/09/2023
https://www.welivesecurity.com/pt/seguranca-para-empresas/eset-security-report-2023-o-cenario-de-seguranca-nas-empresas-da-america-latina/